Viagem: Visconde de Mauá

6.10.15

Dicas de viagem Visconde de Mauá

Hoje vou falar mais um pouquinho sobre viagem - dessa vez sobre a nossa viagem a Visconde de Mauá, em abril desse ano. Aproveitamos que o feriado de Tiradentes (21/04) emendou com o final de semana para visitar esse lugar, que fica perto do Rio - aproximadamente 200km - e que ainda não conhecíamos.


Mapa Visconde de Mauá

A região de Visconde de Mauá é composta também pelas vilas de Maringá e Maromba, e é o lugar perfeito para quem busca descansar e fazer passeios em meio à natureza. O principal centro comercial da região fica em Maringá, com a maioria das pousadas, restaurantes e lojinhas, e em Maromba estão as principais cachoeiras. Como eu adoro um 'resuminho', separei algumas dicas para quem ainda não conhece o lugar:


pousada Recanto da Vovó Visconde de Mauá RJ

♥ A Pousada

Ficamos hospedados na pousada Recanto da Vovó, na vila de Maringá, por indicação de um amigo. Consideramos uma boa opção pelo preço e pela localização, porém os quartos são bem simples e antigos, sem muito conforto. O atendimento também é bacana, recomendo para quem quer ficar bem localizado sem gastar muito. 

Visconde de Mauá RJ

♥ O que fazer

Assim que chegamos, conhecemos a famosa Cachoeira do Escorrega, em Maromba, que é bastante frequentada e muito bonita. Reservamos também um dia inteiro só para fazer a trilha das 9 cachoeiras do Vale do Alcantilado, um lugar lindo que adoramos conhecer (a entrada custa R$ 14 por pessoa, mas vale cada centavo). Fizemos tantas fotos nesse dia que quero fazer um post específico sobre o passeio depois! 


Pegando uma estradinha que sai de Visconde de Mauá, é possível chegar até a entrada da trilha da Pedra Selada. Como não estávamos preparados para um trilha longa e mais puxada, fizemos apenas um passeio de carro pela estrada, o que por si só já rendeu belas fotos... Outra opção de programação mais simples é passear a pé mesmo para explorar as ruas da Vila de Maringá, com seus restaurantes e lojinhas. 

Aliás, para quem não sabe, uma curiosidade: apesar das vilas de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba ficarem praticamente juntas, elas pertencem a estados diferentes e têm um lado 'mineiro' e um lado 'fluminense'. Tudo isso porque a região é um distrito que pertence a 2 estados e 3 municípios: Itatiaia (RJ), Resende (RJ) e Bocaina de Minas (MG). Nossa pousada, por exemplo, ficava em Maringá - RJ, mas caminhando era possível atravessar uma ponte sobre um rio que serve de fronteira natural e chegar ao lado de Maringá - MG!

Visconde de Mauá RJ
Visconde de Mauá RJ

♥ Onde comer

Na região você encontra várias opções de restaurantes, porém alguns lugares são meio ~obrigatórios~, como a pizzaria Zorba O Buda. No dia em que nós fomos, estava faltando luz, mas ainda assim as pizzas na lenha estavam bem gostosas e o atendimento foi bom. Para quem estiver de carro, pegando a estradinha da Cachoeira de Santa Clara, chega-se ao Truta da Floresta, um restaurante que fica em um lugar muito bonito e tranquilo e que serve pratos com trutas frescas, tudo bem simples porém agradável.  Em Maringá - MG, comemos um fondue na pedra gostoso, no aconchegante Maison de La Fondue, que eu recomendo. Gostei também do milkshake do Retrô Rock Burger, hamburgueria fofa que encontramos em Maringá - RJ. 


Vira-latas
Vira-latas (SRDs)

Os vira-latas 

Como em toda cidade pequena, vimos muitos ~SRDs~ pela região e eu, que não resisto a um vira-lata, cliquei vários para guardar de recordação (já que não podia trazer todos para casa comigo - snif!) A gatinha e o cãozinho das duas últimas fotos, na verdade, eram da pousada, e os dois foram muito hospitaleiros conosco, então também mereceram foto! :)



E você, já conhece Visconde de Mauá?

Se tiver mais alguma dica sobre a região, que tal compartilhar nos comentários? 

Vou adorar, pois pretendo voltar quando puder! ;)

Leia também

7 COMENTÁRIOS

  1. Gente, que pousada fofucha! Se algum dia eu for pra Visconde de Mauá (que várias pessoas já me recomendaram), com certeza fico lá, ainda mais sabendo que tem uma gatinha e um cãozinho fofos de mascote (aliás, que foto linda a do cachorro com o Gui!). Interessante esse fato de cidades tão próximas serem de estados diferentes. Acontece o mesmo com Paraty e Picinguaba, cidades vizinhas mas Paraty é do estado do RJ e Picinguaba de SP. Acho que não paramos pra pensar que há de haver divisas entre os estados e as cidades serão muito próximas uma da outra mesmo e quando pisamos em algo assim, achamos interessante e ficamos surpresos. Quero mais fotos! Curiosa pra saber mais!
    E esse milkshake aí deu muita água na boca!
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, essa história das divisas deve ser mais comum do que imaginamos...

      Em breve mais fotos de Visconde de Mauá! ;)

      Excluir
  2. Já me apaixonei pelo post quando vi a primeira imagem. E depois vieram todas as fotos dos bichinhos owwwwwn
    Queria que aqui em SP tivesse um pouco mais de opções de lugares gostosinhos assim pra ir.
    Aqui tem Campos do Jordão que eu indico bastante =)ehehe
    beijos
    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
  3. Também fui nesse fondue, uma delícia né? Mas fiquei em uma pousada horrorosa, infelizmente rs. Já anotei a dica dessa que você ficou para a próxima vez que eu for.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xi, que pena! Lá tem tanta opção de pousada, restaurantes etc. que a gente fica sem saber qual escolher né... Daí às vezes não dá muita sorte. :(

      Excluir
  4. é demais pedir para me teletransportar???

    ResponderExcluir

Oba! Obrigada por comentar! ;)

+ FOTOGRAFIA

.