Voltando à academia: Spinning (ou Bike Indoor)

7.12.13


Como na quinta-feira fiquei "devendo" um post, resolvi deixar esse aqui agendado para o sábado para compensar - não costumo postar nos fim de semana, pois é quando aproveito para passear e descansar muuuito! ;)

Essa semana eu voltei para a academia, depois de mais de um ano só praticando Muay Thai (já contei nesse post aqui) - simplesmente porque não tinha tempo para mais nada. Agora que estou de férias na faculdade, resolvi fazer um "intensivão" para tentar eliminar os 4 quilinhos a mais que estão me incomodando. A ideia é praticar musculação + atividades aeróbicas nos próximos 3 meses e ver se consigo bons resultados - claro, junto com uma alimentação com um pouco menos gordices. chorei :(

Me inscrevi na quarta-feira e já fui correndo para a aulinha que eu mais gosto: de spinning, (também chamado de bike indoor)! Nunca fui muito fã de levantar peso, mas pedalar é comigo mesmo, adoro! E foi então que resolvi falar um pouquinho aqui no blog sobre esse exercício tão bom para queimar as calorias indesejadas...


Spinning: o detonador de calorias


O spinning ou bike indoor é uma das aulas mais disputadas em qualquer academia. Nos horários de "pico", geralmente é necessário chegar uns 15 minutos antes da aula para colocar o nome na lista e garantir sua bike

Os motivos de tanta procura são justos: é uma atividade que queima gorduras, fortalece a musculatura das pernas, dos glúteos e também do abdome e da região lombar, além de melhorar a resistência cardiovascular e respiratória! Em uma aula é possível queimar de 500 a 700 calorias - claro, isso vai depender também da intensidade no treino e do seu condicionamento físico.    

Uma coisa que acho muito bacana é que as aulas não são sempre iguais. De acordo com o treino programado para o dia, o professor poderá simular diferentes tipos de percursos, como subidas de montanhas ou ladeiras, descidas e retas com bastante velocidade. Em algumas aulas, você vai acelerar e transpirar bastante, em outras vai sentir a musculatura da perna queimar como se estivesse fazendo musculação. Muito bom! 

Muita gente tem medo de praticar o spinning porque acha que vai forçar os joelhos, correndo riscos de se machucar. Não é bem assim: a maior parte das lesões está relacionada à má regulagem da bike ou à postura incorreta, coisas fáceis de resolver com a ajuda de um professor competente. Se você estiver posicionado certinho no equipamento, o treino será seguro e eficiente. 


Algumas dicas para os iniciantes no spinning


1> Regulagem correta da bikeassim que chegar à aula, peça ajuda ao professor para aprender a ajustar sua bike. Existem distâncias adequadas que devem ser cumpridas para evitar esforços desnecessários no joelho e até alguns acidentes durante o treino;

2> Use frequencímetro: ele será útil para monitorar a frequência cardíaca durante a atividade física, para que você possa atingir a zona-alvo para queima de gorduras, que é a zona adequada para um treinamento mais eficaz;

3> Hidrate sempre o organismo: tenha sempre à mão uma garrafinha de água ou isotônico para não desidratar durante as aulas, pois você vai suar bastante e não é nada prático ter que parar o treino e descer da bike para ir até o bebedor;

4> Leve também uma toalhinha: pendure-a na frente da bike e use para secar o rosto e as mãos durante o exercício;

5> Tenha seu próprio banquinho de gel: sempre bom para evitar ficar com o bumbum doendo de pedalar sentado, pois o banco da bike indoor costuma ser muito estreito e duro;

6> Sapatilhas especiais: para melhorar o aproveitamento nos treinos e proteger o arco do pé de esforços desnecessários, você pode também comprar uma sapatilha especial, em lojas de artigos esportivos - a mesma usada por ciclistas profissionais. Ela vai deixar os pés muito mais firmes no pedal e dar mais segurança nas pedaladas de velocidade. Ainda não tenho, mas estou muito a fim de comprar, assim que sobrar uma graninha! 

As três posições básicas:

Todo iniciante no spinning terá, de cara, que aprender as três posições básicas, que são alternadas o tempo todo durante a aula:

- Na pegada 1, você pedala sentado e é quando o professor simula terrenos planos;

- A pegada 2 é usada para simular subidas leves e rápidas, quando os alunos pedalam fora do banco - como se estivessem em pé - olhando para a frente e segurando na lateral do guidão;

- Já a pegada 3 é utilizada na simulação de subidas mais pesadas, com bastante carga nos pedais e um ritmo de pedalada mais lento. As mãos seguram nas pontas do guidão, e o bumbum deve ficar bem próximo ao banco. Na minha opinião, é a posição mais cansativa e a preferida dos professores para ver a gente "sofrer"... kkk


*****

um ps. importante: Esse post foi escrito baseado na minha própria experiência e nas informações retiradas desses sites aqui, aqui e aqui. Sou totalmente contra quem simplesmente copia e cola matérias de sites no seu próprio blog e muitas vezes nem dá o devido crédito às informações. Aliás, tem gente que parece que nem lê o conteúdo que está postando e tampouco verifica a qualidade das informações. Acho que devemos ter um pouquinho mais de responsabilidade e consciência com o que andamos compartilhando em nossos blogs, né? Fica a dica.


E você? Também curte spinning? Conta pra mim! ;) 

Leia também

11 COMENTÁRIOS

  1. Post muito legal ^^
    tem galeria do rock no blog com dicas,de como formar look com peças claras,vem ver?
    http://espacoteencomanaliasantos.blogspot.com.br/2013/12/galeria-do-rock-looks-com-pecas-brancas.html
    te espero lá ^^ bjos.

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui muito de bicicleta, então spinning nunca foi minha atividade favorita. Mas estou afim de entrar na academia para perder uns quilinhos também e sei que o spinning é uma ótima opção.
    Gostei das dicas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Queria mtoo fazer, mas nossa tem animo nao rsrs
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amo spinning porque a bicicleta fica parada hahah, sou um desastre em bicicletas normais.
    Acho que é um dos melhores mesmo para perder peso.

    Beijos!


    Prioridades Femininas

    ResponderExcluir
  5. Estou exercitando na casa dos meus pais, que tem alguns aparelhos... a família está toda junta nessa =D

    Blog do Sofá
    Loja Kodry

    ResponderExcluir
  6. Adoro! Não curto musculação, mas andar de bicicleta também é comigo mesma! hehehe

    :**

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post..
    vitoriamartini.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu faço spinning na minha casa, mas chamo de bicicleta ergométrica! hahaha
    E realmente, queima bastante calorias, foi assim que voltei ao meu peso de solteira! Mas agora eu relaxei e parei, essa vida sedentária ainda acaba comigo! :~

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  9. Adoorei o post, eu não conhecia o spinning, a cidade aqui é pequena ai você ja sabe né? rsrs
    Beijos | do-seu-jeito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post, as dicas foram ótimas e animadoras :D

    Blog Dani News

    ResponderExcluir

Oba! Obrigada por comentar! ;)

+ FOTOGRAFIA

.